INVENTÁRIO DA FAUNA E FLORA

INVENTÁRIO DA FAUNA E FLORA​

Na matinha da UFMT foi planejado e implementado um conjunto de trilhas, e áreas foram delimitadas para caracterização da flora e da fauna, as chamadas parcelas permanentes. Nessas parcelas são medidos o diâmetro e altura das árvores, arvoretas e arbustos. Também são monitorados nas trilhas por métodos específicos, como armadilhas, avistamentos e playbacks, alguns grupos faunísticos, especialmente os primatas e os insetos da Ordem Coleoptera.

 

Dentre os fatores de distúrbios, os sucessivos incêndios florestais prejudicaram substancialmente a estrutura e o funcionamento desse ecossistema, logo ele precisa de ações de proteção e restauração. Para subsidiar essas ações estão sendo caracterizados também os danos ocorridos nas plantas pelos incêndios. Além do uso dessas informações para subsidiar o manejo da área, os dados levantados servirão como ferramenta de ensino nas aulas de graduação, na capacitação dos professores da rede pública e privada do município e na realização das trilhas interpretativas

As trilhas e as unidades amostrais (UA e UT) que foram planejadas e implantadas, essas áreas delimitadas são usadas para os diferentes estudos da flora e da fauna da matinha.

Depois de delimitadas as áreas de estudo são marcadas e identificadas as árvores, registrados possíveis danos, medidos a circunferência do tronco e a altura. Também são caracterizados os danos resultantes dos incêndios florestais que atingiram a área.

Armadilha etanólica, adaptada do modelo ESALQ/84 usada para a amostragem de besouros das subfamílias Scolytinae e Platypodinae.

Monitoramento de primatas da matinha pelo método playback: a vocalização dos macacos é tocada, e registra-se as respostas vocais dos macacos, ouvidas pelos pesquisadores.

ENDEREÇO

Av. Alexandre Ferronato, 1200 - Res. Cidade Jardim, Sinop - MT, 78550-728 (UFMT - Sinop)

CONTATO

(66) 99957-2096

E-MAIL

arborescer2021@gmail.com